Mensagem do Coordenador da USF Villa Longa
Feliz Natal
Em nome dos profissionais da USF, venho desejar a todos os nossos utentes um Feliz Natal, junto das suas famílias com saúde.
Enquanto decorre o processo de substituição de médico de família os utentes ficam sem médico?
Não. A equipa da USF assegura as consultas do(a) médico(a) ausente. Obviamente que durante o período de transição até aquisição de médico(a) definitivo(a)
O novo sistema é diferente.
Toda a mudança requer um período de adaptação dos profissionais e dos utentes, pois existem funcionalidades que até à data eram fáceis de agilizar e que agora irão necessitar de procedimentos e circuitos diferentes, o que poderá condicionar constrangimentos.
Com a implementação deste novo sistema é fundamental saber que:
- É obrigatório apresentar o cartão de cidadão (ou cartão de utente) para qualquer tipo de atendimento, bem como para ser admitido pelo quiosque eletrónico;
- Todo e qualquer tipo de atendimento médico e/ou de enfermagem necessita de inscrição e validação prévias pela equipa de secretariado clínico;
- Qualquer solicitação/tarefa/procedimento exige contacto prévio com a equipa de secretariado clínico.
Por este motivo, é necessário que a comunicação por e-mail também seja adaptada, de forma a facilitar a gestão e elaboração das tarefas pedidas.
Se é utilizador de e-mail como forma de comunicação com a USF, deve fazê-lo através do site da USF e não diretamente para o e-mail geral. No site, os formulários disponíveis permitem o encaminhamento mais eficiente dos pedidos, uma vez que têm toda a informação necessária para a identificação do utente, das suas necessidades e da equipa de família.
Caso seja detentor de e-mail direto do seu Médico/Enfermeira de Família, deixe de o utilizar desta forma a partir de 31 de março, pois não será possível a realização de nenhuma tarefa sem a inscrição e validação da mesma por parte da equipa de secretariado clínico. Mais uma vez, deve usar os formulários disponíveis no site da USF para o efeito.
Face ao exposto, lamentamos os constrangimentos que possam ocorrer nesta fase de adaptação ao novo sistema de gestão clínica e apelamos à compreensão de todos.
Enquanto profissionais de saúde, procuraremos sempre melhorar a acessibilidade e qualidade do atendimento ao utente.
Estaremos sempre consigo pela saúde de todos.
Vialonga, 07 de agosto de 2022